quarta-feira, 30 de março de 2016

Universo #9 - Úrano

Google Imagens.
“Úrano é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar.”

Úrano é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar. Foi nomeado em homenagem ao deus grego do céu, Úrano, o pai de Cronos (Saturno) e o avô de Zeus (Júpiter). Embora seja visível a olho nu em boas condições de visualização, não foi reconhecido pelos astrónomos antigos como um planeta devido a seu pequeno brilho e lenta órbita. William Herschel anunciou sua descoberta em 13 de Marco de 1781, expandindo as fronteiras do Sistema Solar pela primeira vez na história moderna. Úrano foi também o primeiro planeta a ser descoberto por meio de um telescópio.

Úrano tem uma composição similar à de Neptuno, e ambos possuem uma composição química diferente da dos maiores gigantes gasosos, Júpiter e Saturno. Como tal, os astrónomos algumas vezes os colocam em uma categoria separada, os "gigantes gelados". A atmosfera de Úrano, embora similar às de Júpiter e Saturno em sua composição primária de hidrogénio e hélio, contém mais "gelos" tais como água, amónia e metano, assim como traços de hidrocarbonetos. É a mais fria atmosfera planetária no Sistema Solar, com uma temperatura mínima de 49 K (–224 °C). Tem uma complexa estrutura de nuvens em camadas, e acredita-se que a água forma as nuvens mais baixas, e o metano as mais exteriores. Em contraste, seu interior é formado principalmente por gelo e rochas.

Como os outros planetas gigantes, Úrano tem um sistema de anéis, uma magneto-esfera e vários satélites naturais. O sistema Úraniano tem uma configuração única entre os planetas porque seu eixo de rotação é inclinado para o lado, quase no plano de translação do planeta. Portanto, seus polos norte e sul estão quase situados onde seria o equador nos outros planetas. Em 1986, imagens da sonda Voyager 2 mostraram Úrano como um planeta virtualmente sem características na luz visível, ao contrário dos outros planetas gigantes que contêm faixas de nuvens e grandes tempestades. Entretanto, observações terrestres têm mostrado sinais de mudanças sazonais e aumento da actividade meteorológica nos últimos anos à medida que Úrano se aproximou do equinócio. A velocidade de vento no planeta pode alcançar 250 metros por segundo (900 km/h).

Úrano tem 27 satélites naturais conhecidos, dos quais seus nomes foram escolhidos a partir de personagens das obras de William Shakespeare e Alexander Pope. Os cinco principais são Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon.

O símbolo astronómico de Úrano, é um círculo com um ponto no centro e uma seta para cima. Também se usa um "H" estilizado, em referência ao sobrenome do descobridor de Úrano, Sir William Herschel.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário