sábado, 12 de março de 2016

Efemérides/ 12 de Março


“1930 – Mahatma Gandhi inicia a marcha do sal.”

Marcha do Sal foi um acto de protesto contra a proibição, imposta pêlos britânicos, da extracção de sal na Índia colonial. Mahatma Gandhi caminhou de Sabarmati Ashram a Dandi, para pegar um pouco de sal para si. Um número muito grande de indianos o seguiu, mas os britânicos nada puderam fazer contra ele, pois não havia incitado os outros a seguirem-no. A marcha ocorreu de 12 de Março até 6 de Abril de 1930.

A caminhada, de quase 400 quilómetros, durou 25 dias em direcção ao litoral. Gandhi e seus seguidores paravam de cidade em cidade para descansar, conseguindo assim mais simpatizantes. O protesto foi incitado pelo fato de que, naquela época, os indianos eram obrigados a comprar produtos industrializados do Reino Unido, sendo proibidos inclusive de extrair sal em seu próprio país.

No dia 6 de Abril, depois do banho, ritual sagrado para os hindus, Gandhi apanhou um punhado de sal à beira-mar, e seu gesto foi repetido simbolicamente pelos milhares de indianos ali presentes. Em resposta a esses actos, os britânicos prenderam mais de 50 mil indianos, entre eles o próprio Gandhi.

Mesmo com a prisão de Gandhi, a marcha continuou, em direcção às salinas ao norte de Bombaim. Aproximaram-se em silêncio dos depósitos de sal, guardados por 400 policiais, que investiram contra eles com cassetetes. Os protestantes foram tombando, sem esboçar gestos de defesa. Cada coluna que avançava era igualmente abatida.

Mohandas Karamchand Gandhi (1869 – 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma""A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de activistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário