segunda-feira, 14 de março de 2016

Efemérides/ 14 de Março


“1937 – O Papa Pio XI condena o nazismo por meio de sua encíclica Mit brennender Sorge.”

Mit brennender Sorge ("Com ardente preocupação") é uma carta encíclica do papa Pio XI, datada de 14 de Março de 1937, que condena o nacional-socialismo e o racismo.

A encíclica foi publicada dias antes de Divini Redemptoris, uma condenação similar ao comunismo na Rússia. Em 1933, Pio XI havia negociado uma concordata com a Alemanha, mas Hitler deixou de honrar seus compromissos, o que fez com que as críticas do Papa se tornassem mais severas nos anos seguintes.

Mit brennender Sorge é considerada como o primeiro documento público de um chefe de Estado europeu a criticar o nazismo. Em uma das suas passagens mais célebres, contém o que é frequentemente interpretado como um ataque pessoal ao Führer:

"Aquele que, com sacrílego desconhecimento das diferenças essenciais entre Deus e a criatura, entre o Homem-Deus e o simples homem, ousar colocar-se ao nível de Cristo, ou pior ainda, acima d'Ele ou contra Ele, um simples mortal, ainda que fosse o maior de todos os tempos, saiba que é um profeta de fantasias a quem se aplica espantosamente a palavra da Escritura: 'Aquele que mora nos céus zomba deles' (Sal 2,4)."

Papa Pio XI, nascido Ambrogio Damiano Achille Ratti (1857 —1939), foi o 259º bispo de Roma e Papa da Igreja católica de 1922 até sua morte. Desde 1929, foi o primeiro soberano do Estado da Cidade do Vaticano.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário