sábado, 5 de março de 2016

Efemérides/ 5 de Março


“363 - O Imperador romano Juliano parte de Antioquia com um exército de 90.000 homens para atacar o Império Sassânida, numa campanha que ocasionaria a sua própria morte.”

Flávio Cláudio Juliano (331 a 363 d.C.) foi um imperador romano, que reinou desde o ano 361 d.C. até a sua morte, dois anos depois. Foi o último imperador pagão do mundo romano, e por isso ficou conhecido na história como "o Apóstata", por não professar a fé cristã num período em que o cristianismo já era aceito e até incentivado por seus antecessores desde Constantino I.

Nascido em Constantinopla, homem de notável formação intelectual, seu reinado, de apenas vinte meses, ficou marcado pela pretensão de harmonizar a cultura e a justiça com os valores da antiga religião pagã de Roma.

Antioquia foi uma cidade antiga erguida na margem esquerda do rio Orontes; é a moderna Antáquia, na Turquia. Actualmente é um sítio arqueológico.

O Império Sassânida foi o último Império Persa pré-islâmico, governado pela dinastia Sassânida de 224 d.C. a 651. O Império Sassânida, que sucedeu o Império Parta, foi reconhecido como uma das principais potências da Ásia Ocidental e Central, juntamente com o Império Romano/Bizantino, por um período de mais de 400 anos.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário