terça-feira, 8 de março de 2016

Efemérides/ 8 de Março


“1917 Revolução Russa: greve de tecelãs e manifestações alusivas ao Dia da Mulher marcam o início da Revolução de Fevereiro, em São Petersburgo.”

Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder, com o apoio alemão, o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Tinha início o processo que deu origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.


A Revolução compreendeu duas fases distintas:
§  Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.

§  Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, derrubou o Governo Provisório apoiado pelos partidos socialistas moderados e impôs o governo socialista soviético.

O calendário juliano, com as modificações feitas por Augusto, continua sendo utilizado pelos cristãos ortodoxos em vários países.

A Revolução Russa de 1917 surge no contexto da 1º Guerra Mundial (1914 a 1918).

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Inspirada por esse espírito, a líder socialista alemã Clara Zebrino propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhaga, 1876, a instituição do Dia Internacional da Mulher.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sem comentários:

Enviar um comentário