domingo, 27 de março de 2016

Universo #6 - Marte

Google Imagens.
“Marte é o quarto planeta a partir do Sol. Baptizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o Planeta Vermelho.”

Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Baptizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.

Marte é um planeta rochoso com uma atmosfera fina, com características de superfície que lembram tanto as crateras de impacto da Lua quanto vulcões, vales, desertos e calotas polares da Terra. O período de rotação e os ciclos sazonais de Marte são também semelhantes aos da Terra, assim como é a inclinação que produz as suas estações do ano. Marte é o lar do Monte Olimpo, a segunda montanha mais alta conhecida no Sistema Solar (a mais alta em um planeta), e do Valles Marineris, um desfiladeiro gigantesco. A suave Bacia Polar Norte, no hemisfério norte marciano, cobre cerca de 40% do planeta e pode ser uma enorme marca de impacto. Marte tem duas luas conhecidas, Fobos e Deimos, que são pequenas e de forma irregular.


Marte está sendo explorado por cinco Espaço Naves actualmente: três em órbita — Mars OdysseyMars Express e Mars Reconnaissance Orbiter — e duas na superfície — Mars Exploration Rover Opportunity e Mars Science Laboratory Curiosity. Entre as Espaço Naves desactivadas que estão na superfície marciana estão a sonda Spirit e várias outras sondas e rovers, como a Phoenix, que completou sua missão em 2008. As observações feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter revelaram a possibilidade de que exista água corrente no planeta durante os meses mais quentes. Em 2013, o rover Curiosity da NASA descobriu que o solo de Marte contém entre 1,5% e 3% de água em sua massa (cerca de 33 litros de água por metro cúbico, embora não esteja acessível por estar ligada a outros compostos). Marte pode ser facilmente visto da Terra a olho nu, assim como a sua coloração avermelhada. Sua magnitude aparente atinge -3,0 e é superada apenas por Júpiter, Vénus, Lua e Sol.

O símbolo astronómico de Marte, um círculo com uma seta inclinada para cima, representa o Escudo e Lança de Marte o deus da guerra romano. É utilizado em biologia para o sexo masculino.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário