sexta-feira, 29 de abril de 2016

Efemérides/ 29 de Abril


“711 – Conquista islâmica da Hispânia: as tropas mouras lideradas por Tariq ibn Ziyad desembarcam em Gibraltar dando início a sua invasão da Península Ibérica (Al-Andaluz).”

A invasão islâmica da península Ibérica, também referida como invasão muçulmana, conquista árabe ou expansão muçulmana, refere-se a uma série de deslocamentos militares e populacionais ocorridos a partir de 711, quando tropas islâmicas oriundas do Norte de África, sob o comando do general Tárique, cruzaram o estreito de Gibraltar, penetraram na península Ibérica, e venceram Rodrigo, o último rei dos Visigodos da Hispânia, na batalha de Guadalete. Após a vitória, termina o Reino Visigótico.

Nos séculos seguintes, os muçulmanos foram alargando as suas conquistas na península, assenhoreando-se do território designado em língua árabe como al-Andaluz, que governaram por quase oitocentos anos.

A Reconquista durou toda a Idade Média e só terminou no início da Idade Moderna, em 1492, quando os muçulmanos foram definitivamente expulsos pelos Reis Católicos, Fernando e Isabel.

A influência deixada pelos muçulmanos ainda pode ser percebida nas inúmeras palavras do português e do espanhol que vieram do árabe, como "açúcar" (azúcar), "alcaide", "almirante". Segundo o dicionário Houaiss, existem na língua portuguesa cerca de 700 palavras de origem árabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário