quinta-feira, 21 de abril de 2016

Efemérides/ 21 de Abril


“1960 – É oficialmente inaugurada a cidade de Brasília, substituindo Rio de Janeiro como a capital do Brasil.”

Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal. A cidade está localizada na região Centro - Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2015, sua população era de 2 914 830 habitantes (4 201 737 em sua área metropolitana), sendo, então, a quarta cidade mais populosa do país. Brasília é também a sétima concentração urbana mais populosa do Brasil. A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX.

A cidade possui o segundo maior produto interno bruto per capita em relação às capitais (57 665,03 reais), o quinto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira. Como capital nacional, Brasília é a sede dos três principais ramos do governo brasileiro e hospeda 124 embaixadas estrangeiras. A política de planeamento da cidade, como a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, a construção da cidade através de enormes avenidas e a sua divisão em sectores, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. O projecto da cidade a divide em blocos numerados, além de sectores para actividades pré-determinadas, como o sector Hoteleiro, bancário ou de Embaixadas.

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projecto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. A cidade começou a ser planeada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquitecto Oscar Niemeyer, com cálculos estruturais do engenheiro Joaquim Cardoso. Inaugurada em 21 de Abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Vista de cima, a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião, porém foi projectada em formato de borboleta. A cidade, comumente referida como "Capital Federal" ou "BSB", é considerada um Património Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitectónico e urbanístico e possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilómetros quadrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário