“1994
– É inaugurado o Eurotúnel,
ligando a França com a Inglaterra por baixo do Canal da Mancha.”
O Eurotúnel é um túnel ferroviário
de 50,5 quilómetros de extensão que liga Folkestone, Kent, no Reino
Unido, com Coquelles, em Pas-de-Calais, perto de Calais, no
norte da França, sob o Canal da Mancha no Estreito de Dover.
No seu ponto mais baixo, atinge 75 metros de profundidade. Com um trecho
submerso de 37,9 km, o túnel tem a parte submarina mais longa do que a de
qualquer outro túnel do mundo, embora o Túnel Seikan, no Japão, seja
mais longo (53,85 km) e mais profundo (240 metros).
O túnel leva os trens de
passageiros Eurostar, de alta velocidade, o veículo de
transporte de cargas roll-on/roll-off Eurotunnel Shuttle,
o maior do mundo, e trens de transporte ferroviário internacional.
As primeiras ideias de uma ligação fixa
através do canal apareceram em 1802, mas a pressão da política e da
imprensa britânicas sobre a questão da segurança nacional paralisou as
tentativas de construção de um túnel. O eventual sucesso do projecto,
organizado pela Eurotunnel, começou com construção em 1988 e com a inauguração,
em Maio de 1994. Com o custo de 4,650 bilhões de libras esterlinas, o projecto
superou em 80% o orçamento previsto inicialmente. Desde a sua construção, o
túnel tem enfrentado vários problemas. Incêndios e tempo frio já chegaram a
interromper a operação do túnel. Os imigrantes ilegais e requerentes
de asilo têm tentado usar o túnel para entrar no Reino Unido, havendo,
inclusive registro de mortes nessas travessias.
Sem comentários:
Enviar um comentário