quarta-feira, 25 de maio de 2016

Efemérides/ 25 de Maio


“1977 - Estreia nos cinemas estadunidenses o primeiro filme da série de George Lucas Star WarsUma Nova Esperança.”

Star Wars (Guerra das Estrelas) é o título de uma franquia de ópera espacial estadunidense criada pelo cineasta George Lucas. A franquia conta com uma série de sete filmes de fantasia científica e um spin-off. O primeiro filme da série foi lançado apenas com o título Star Wars em 25 de Maio de 1977, e se tornou um sucesso inesperado e fenómeno mundial de cultura popular. Star Wars foi responsável pelo inicio da "era dos blockbusters": Super produções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, livros etc. Foi seguido por duas sequências, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, lançadas em intervalos de três anos. Esta primeira trilogia seguia o trio hoje icónico: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo. O trio lutava na Aliança Rebelde para derrubar o tirano Império Galáctico; paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e derrotar tanto Darth Vader, um ex-jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e o Imperador.

Depois de 16 anos sem filmes novos no cinema, uma nova trilogia conhecida como trilogia de prequela começou em 1999 com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Esta trilogia volta no tempo para contar como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader e acompanha a queda da Ordem Jedi e da República Galáctica que é substituída pelo Império. Mais uma vez foi lançada em intervalos de três anos, com o último filme sendo lançado em 2005. As reacções à trilogia original foram extremamente positivas, enquanto a trilogia de prequela recebeu reacções mistas tanto do público geral quanto de críticos especializados. Mesmo assim, todos os seis filmes foram bem-sucedidos nas bilheterias e receberam indicações ou ganharam prémios no Óscar.

Em 2008 foi lançado o filme de animação Star Wars: The Clone Wars, um spin-off que serve como piloto para série de animação do mesmo titulo. Neste ano aconteceu a soma da bilheteria arrecadada pelos seis filmes de Star Wars que totalizava aproximadamente 4,41 bilhões de dólares. Após a estreia do episódio VII, este valor chegou a mais de 5 bilhões, fazendo de Star Wars a quarta série cinematográfica com maior bilheteria de todos os tempos, atrás dos filmes do Universo Marvel CinematográficoJames Bond, e Harry Potter. A franquia gerou diversos subprodutos, incluindo filmes para televisão, livros, jogos electrónicos, desenhos animados e quadrinhos, o que resultou na criação do universo expandido da saga. É a maior franquia da história do cinema, com a soma dos filmes e produtos equivalente a mais que 30 bilhões de dólares.

Em 2012, a Walt Disney Company comprou a Lucasfilm por 4,05 bilhões de dólares e anunciou uma nova trilogia de filmes, chamada de "trilogia sequela" que vai continuar seguindo a saga da família Skywalker após Retorno de Jedi. O primeiro capítulo dessa nova fase, sob o título de O Despertar da Força, estreou em 17 de Dezembro de 2015, com aclamação da crítica especializada, tornou-se a maior estreia da história do cinema. Diferente das outras, a trilogia sequela terá um intervalo de dois anos entre os filmes, e nesses intervalos, a Disney lançará spin-offs que se passam durante os episódios das trilogias. O antigo universo expandido foi feito não-canónico pela Lucasfilm em 2014, e seu material agora é lançado com o selo Legends. Isto foi feito para a Disney organizar o universo expandido que contêm histórias que contradizem uma a outra, e por causa da nova trilogia que conta uma história diferente do antigo canónico. A Disney considerou apenas os sete filmes e a série Clone Wars como canónico. O novo universo expandido entrou em vigor já em 2014, com o primeiro produto oficial de Star Wars após a compra pela Disney sendo Star Wars Rebels. Diferente do Legends, as histórias do novo universo expandido são criadas/ supervisionadas pela Lucasfilm Story Group, fundado pela Kathleen Kennedy (presidente da Lucasfilm) com objectivo de manter a continuidade entre todos os produtos (filmes, livros, séries, quadrinhos e jogos) da franquia Star Wars.

Sem comentários:

Enviar um comentário