sexta-feira, 27 de maio de 2016

Efemérides/ 27 de Maio


“1923 – É fundado em Braga o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.”

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) é a maior organização de juventude de Portugal. É uma associação sem fins lucrativos, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Robert Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros, que se afirma como um movimento da Igreja Católica.

O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923.Os seus fundadores foram o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e o Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma tiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20 000 escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.

A 17 de Julho de 1992 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Mérito e a 29 de Maio de 1998 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Coexiste em Portugal com outra associação escotista, a Associação dos Escoteiros de Portugal - Escotismo para Todos uma organização plural e laica.

Sem comentários:

Enviar um comentário