terça-feira, 31 de maio de 2016

Efemérides/ 31 de Maio


“1962 – A Federação das Índias Ocidentais deixa de existir.”

Federação das Índias Ocidentais foi uma associação criada a 3 de Janeiro de 1958, em que se agrupavam as possessões britânicas nas Caraíbas.

Possuía 20.253 km² de área e era integrada pelos actuais estados de Anguila, Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, Jamaica, Montserrat, Trinidad e Tobago, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Caimão, Ilhas Turks e Caicos e Ilhas Virgens Britânicas. Deixou de existir em 31 de Maio de 1962 com a independência ou separação dos dois maiores estados da federação: Jamaica e Trinidad e Tobago.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Efemérides/ 30 de Maio


“70 – Cerco de Jerusalém: Tito e as suas legiões romanas derrubam a segunda parede de Jerusalém.”

Tito Flávio Vespasiano Augusto (39 — 81) foi imperador romano entre os anos de 79 e 81. Foi o filho mais velho e sucessor de Vespasiano.

Antes de ser proclamado imperador, alcançou renome como comandante militar ao servir sob as ordens do seu pai na Judeia, durante o conflito conhecido como a primeira guerra judaico-romana (67 — 70). Esta campanha sofreu uma breve pausa após a morte do imperador Nero (9 de junho de 68), quando Vespasiano foi proclamado imperador pelas suas tropas (21 de Dezembro de 69). Neste ponto, Vespasiano iniciou a sua participação no conflito civil que assolou o império durante o ano da sua nomeação como imperador, conhecido como o ano dos quatro imperadores. Após essa nomeação, recaiu sobre Tito a responsabilidade de acabar com os judeus sediciosos, tarefa realizada satisfatoriamente após sitiar e destruir Jerusalém (70), cujo templo foi demolido no incêndio. A sua vitória foi recompensada com um triunfo e comemorada com a construção do Arco de Tito. Seu pai o associou, a partir de 71, ao poder tribunício.

domingo, 29 de maio de 2016

Efemérides/ 29 de Maio


“1982 – O Papa João Paulo II torna-se o primeiro pontífice a visitar a Catedral de Canterbury.”

A catedral de Cantuária é um dos mais antigos e mais conhecidos templos do cristianismo da Inglaterra. É a catedral do arcebispo anglicano de Cantuária, o primaz da Inglaterra e líder religioso da Igreja de Inglaterra. É a igreja-mãe da Diocese Anglicana de Cantuária (a leste de Kent) é o foco do anglicanismo. O seu título formal em inglês é Cathedral and Metropolitical Church of Christ at Canterbury (em português: Catedral e Igreja Metropolítica de Cristo na Cantuária). Fica em Cantuária, no condado de Kent. Foi construída em pedra de Caen e está classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, englobada no sítio com o nome Catedral, Abadia de Santo Agostinho e Igreja de São Martinho em Cantuária.

sábado, 28 de maio de 2016

Efemérides/ 28 de Maio


“2008 – O Nepal torna-se uma república, colocando fim a 240 anos de monarquia.”

Nepal é um país asiático da região dos Himalaias. É limitado a norte pelo Tibete, região autónoma da China e a leste, sul e oeste pela Índia. É um país sem costa marítima. A sua capital é Catmandu. No país, se situa o Monte Everest, o ponto mais alto da terra, com 8 848 metros, na fronteira norte com a China (Tibete).

As principais cidades desta nação são, além da capital, a cidade-lago de Pokhara e Lumbini, onde nasceu Sidarta Gautama, o Buda. Têm grande importância para o turismo, sendo reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura devido ao valor histórico e por lá se encontrar um grande acervo monumental.

É um país pobre, situado na encosta da cordilheira do Himalaia, no centro da Ásia. Tem uma das maiores densidades demográficas do continente, com 184 habitantes por quilómetro quadrado. A população nepalesa é composta de 12 etnias, que convivem harmoniosamente. A agricultura emprega 90% da mão de obra, tornando o país grande fornecedor de arroz para a região. Em vez de construção de estradas, conter a erosão do solo há séculos tem sido a principal ocupação dos governantes, sendo que o sistema de terraços usados na irrigação do arroz é um desafio aos meios usados no ocidente para conter o mesmo tipo de erosão.

Outrora uma monarquia (absoluta na maior parte da história), o Nepal tornou-se uma república parlamentarista em 2008, após um acordo entre os partidos políticos e as facções guerrilheiras rebeldes, tendo, como pano de fundo, a crescente insatisfação popular com o autoritarismo do último rei, Gyanendra.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Efemérides/ 27 de Maio


“1923 – É fundado em Braga o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.”

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) é a maior organização de juventude de Portugal. É uma associação sem fins lucrativos, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Robert Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros, que se afirma como um movimento da Igreja Católica.

O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923.Os seus fundadores foram o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e o Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma tiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20 000 escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.

A 17 de Julho de 1992 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Mérito e a 29 de Maio de 1998 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Coexiste em Portugal com outra associação escotista, a Associação dos Escoteiros de Portugal - Escotismo para Todos uma organização plural e laica.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Efemérides/ 26 de Maio


“2002 – A sonda Mars Odyssey encontra sinais de grande depósito de água no planeta Marte.”

2001 Mars Odyssey é uma sonda espacial não tripulada norte-americana, lançada pela NASA e gerida pelo Jet Propulsion Laboratory, com a finalidade de estudar o planeta Marte.

Foi lançada em 7 de Abril de 2001 a bordo de um foguete Delta II a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Efemérides/ 25 de Maio


“1977 - Estreia nos cinemas estadunidenses o primeiro filme da série de George Lucas Star WarsUma Nova Esperança.”

Star Wars (Guerra das Estrelas) é o título de uma franquia de ópera espacial estadunidense criada pelo cineasta George Lucas. A franquia conta com uma série de sete filmes de fantasia científica e um spin-off. O primeiro filme da série foi lançado apenas com o título Star Wars em 25 de Maio de 1977, e se tornou um sucesso inesperado e fenómeno mundial de cultura popular. Star Wars foi responsável pelo inicio da "era dos blockbusters": Super produções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, livros etc. Foi seguido por duas sequências, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, lançadas em intervalos de três anos. Esta primeira trilogia seguia o trio hoje icónico: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo. O trio lutava na Aliança Rebelde para derrubar o tirano Império Galáctico; paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e derrotar tanto Darth Vader, um ex-jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e o Imperador.

Depois de 16 anos sem filmes novos no cinema, uma nova trilogia conhecida como trilogia de prequela começou em 1999 com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Esta trilogia volta no tempo para contar como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader e acompanha a queda da Ordem Jedi e da República Galáctica que é substituída pelo Império. Mais uma vez foi lançada em intervalos de três anos, com o último filme sendo lançado em 2005. As reacções à trilogia original foram extremamente positivas, enquanto a trilogia de prequela recebeu reacções mistas tanto do público geral quanto de críticos especializados. Mesmo assim, todos os seis filmes foram bem-sucedidos nas bilheterias e receberam indicações ou ganharam prémios no Óscar.

Em 2008 foi lançado o filme de animação Star Wars: The Clone Wars, um spin-off que serve como piloto para série de animação do mesmo titulo. Neste ano aconteceu a soma da bilheteria arrecadada pelos seis filmes de Star Wars que totalizava aproximadamente 4,41 bilhões de dólares. Após a estreia do episódio VII, este valor chegou a mais de 5 bilhões, fazendo de Star Wars a quarta série cinematográfica com maior bilheteria de todos os tempos, atrás dos filmes do Universo Marvel CinematográficoJames Bond, e Harry Potter. A franquia gerou diversos subprodutos, incluindo filmes para televisão, livros, jogos electrónicos, desenhos animados e quadrinhos, o que resultou na criação do universo expandido da saga. É a maior franquia da história do cinema, com a soma dos filmes e produtos equivalente a mais que 30 bilhões de dólares.

Em 2012, a Walt Disney Company comprou a Lucasfilm por 4,05 bilhões de dólares e anunciou uma nova trilogia de filmes, chamada de "trilogia sequela" que vai continuar seguindo a saga da família Skywalker após Retorno de Jedi. O primeiro capítulo dessa nova fase, sob o título de O Despertar da Força, estreou em 17 de Dezembro de 2015, com aclamação da crítica especializada, tornou-se a maior estreia da história do cinema. Diferente das outras, a trilogia sequela terá um intervalo de dois anos entre os filmes, e nesses intervalos, a Disney lançará spin-offs que se passam durante os episódios das trilogias. O antigo universo expandido foi feito não-canónico pela Lucasfilm em 2014, e seu material agora é lançado com o selo Legends. Isto foi feito para a Disney organizar o universo expandido que contêm histórias que contradizem uma a outra, e por causa da nova trilogia que conta uma história diferente do antigo canónico. A Disney considerou apenas os sete filmes e a série Clone Wars como canónico. O novo universo expandido entrou em vigor já em 2014, com o primeiro produto oficial de Star Wars após a compra pela Disney sendo Star Wars Rebels. Diferente do Legends, as histórias do novo universo expandido são criadas/ supervisionadas pela Lucasfilm Story Group, fundado pela Kathleen Kennedy (presidente da Lucasfilm) com objectivo de manter a continuidade entre todos os produtos (filmes, livros, séries, quadrinhos e jogos) da franquia Star Wars.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Efemérides/ 24 de Maio


“1337 – Inicia-se a Guerra dos Cem Anos.”

A expressão Guerra dos Cem Anos, surgida em meados do século XIV, identifica uma série de conflitos armados, registados de forma intermitente, durante o século XIV e o século XV (de 1337 a 1453, concordando com as datas convencionais), envolvendo a França e a Inglaterra. Embora a guerra tenha durado 116 anos o tempo foi arredondado para 100. A longa duração desse conflito explica-se pelo grande poderio dos ingleses de um lado e a obstinada resistência francesa do outro. Ela foi a primeira grande guerra europeia que provocou profundas transformações na vida económica, social e política da Europa Ocidental. A França foi apoiada pela Escócia, Boémia, Castela e Papado de Avinhão. A Inglaterra teve por aliados os flamengos, alemães e portugueses. A questão dinástica que desencadeou a chamada Guerra dos Cem Anos ultrapassou o carácter feudal das rivalidades político-militares da Idade Média e marcou o teor dos futuros confrontos entre as grandes monarquias europeias.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Efemérides/ 23 de Maio

“1179 – O Papa Alexandre III emite a bula Manifestis Probatum, em que reconhece o Condado Portucalense como reino independente.”

Manifestis probatum foi uma bula emitida pelo Papa Alexandre III, a 23 de Maio de 1179, que declarou o Condado Portucalense independente do Reino de Leão, e D. Afonso Henriques, o seu soberano. Esta bula reconheceu a validade do Tratado de Zamora, assinado a 5 de Outubro de 1143 em Zamora, pelo rei de Leão, e por D. Afonso Henriques.

O Condado Portucalense era um pequeno território pertencente ao Reino de Leão, que o rei deste cedera, juntamente com a mão da sua filha, D. Teresa, a D. Henrique de Borgonha, um cavaleiro francês que veio ajudar o monarca leonense na luta contra os muçulmanos.

Juntos, Teresa e Henrique tiveram um filho, D. Afonso Henriques. Quando D. Henrique faleceu, a viúva, D. Teresa, herdou o Condado.

Já desde 1128 que D. Afonso Henriques acreditava que o Condado Portucalense devia ser independente. No entanto, a sua mãe, aconselhada pela nobreza galega e pelo seu amante, também galego, não acreditava nesta possibilidade, sendo contra ela.

Incitado e encorajado pela nobreza e pelo clero portucalenses, D. Afonso Henriques travou contra a mãe a batalha de São Mamede (1128), vencendo-a. Tornou-se então conde e estabeleceu duas prioridades:
·        Tornar independente o condado;
·        Conquistar território aos sarracenos, que ocupavam ainda uma boa parte da península Ibérica.


Em 5 de outubro de 1143, foi assinado pelo próprio Afonso Henriques e pelo primo, rei de Leão, o Tratado de Zamora, segundo o qual o rei de Leão reconheceu a independência do Condado Portucalense, que passou a denominar-se Portugal. No entanto, só em 23 de Maio de 1179 é que o Papa Alexandre III aceitou e reconheceu, pela primeira vez, o reino de Portugal e D. Afonso I como seu primeiro monarca.

domingo, 22 de maio de 2016

Citações #50


“Deus fez os alimentos, e o diabo, o sal e os molhos.”
James Joyce

James Joyce (1882 — 1941) foi um romancista, contista e poeta irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX. Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses/Gente de Dublin (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939) - o que se poderia considerar um "cânone joyceano". Também participou dos primórdios do modernismo poético em língua inglesa, sendo considerado por Ezra Pound um dos mais eminentes poetas do imagismo.

Efemérides/ 22 de Maio


“1960 – Ocorre o Grande Terramoto do Chile, o mais potente até agora registado - 9,5 na escala de Richter.”

Sismo de Valdivia de 1960, também conhecido como Grande Sismo do Chile, foi o mais violento sismo já registrado cientificamente. Ocorreu no dia 22 de Maio de 1960, no Chile.

Atingiu todo centro-sul do Chile, incluindo as cidades de Valdivia e Concepción, registrando 9,5 pontos na escala de magnitude de momento, o que o tornou o mais forte já registrado cientificamente na história da Humanidade.

O sismo foi sentido em diferentes partes da Terra e produziu um tsunami que afectou diversas localidades ao largo do Oceano Pacífico, como Havaí e Japão e a erupção do vulcão Puyehue. Cerca de 5.700 pessoas faleceram e mais de 2 milhões ficaram feridas por causa desta catástrofe. Tsunamis causados pelo tremor causaram 62 mortes no Havaí e 31 nas Filipinas nas horas seguintes, e réplicas do primeiro abalo puderam ser sentidas por mais de um ano. Os estragos chegaram a ameaçar seriamente a realização da Copa do Mundo FIFA de 1962, já programada para ocorrer no país.

O Chile é susceptível a fortes terremotos porque está cortado pela divisão de duas placas tectónicas: a placa de Nazca e a placa Sul-Americana.

O número de vítimas e os prejuízos deste desastre nunca foram conhecidos com precisão. Diversas estimativas quanto ao número total de mortes directamente associadas ao sismo e tsunamis foram publicadas, com a USGS a citar estudos e números de 2.231, 3.000, ou 5.700 mortes, enquanto outras fontes usam estimativas de 6.000 mortes. Várias fontes estimam o custo monetário entre 400 milhões e 800 milhões de dólares norte-americanos (equivalentes a 2,9 e 5,8 bilhões de dólares aos custos de 2010, corrigidos pelo efeito da inflação). Cerca de 965 pessoas morreram de um a três dias depois do terremoto, por doenças causadas pela sujeira e esgoto a céu aberto, entre outros, ou por hemorragia ocorrida nos ferimentos.

sábado, 21 de maio de 2016

Citações #49


“O prazer dos banquetes deve medir-se não pela abundância dos manjares, mas pela reunião dos amigos e pela conversa.”
Cícero

Marco Túlio Cícero (106 a.C. — 43 a.C.), foi um filósofo, orador, escritor, advogado e político da República Romana. Membro da gente Túlia, foi eleito cônsul em 63 a.C. juntamente com Caio António Híbrida. Era filho de Marco Túlio Cícero, o Velho e pai de Marco Túlio Cícero, cônsul em 30 a.C.

Efemérides/ 21 de Maio


“1904 – É fundada a Fédération Internationale de Football Association, em Paris.”

Federação Internacional de Futebol, mais conhecida pelo acrónimo FIFA, é a instituição internacional que dirige as associações de futsal, futebol de praia e futebol, o desporto colectivo mais popular do mundo. Filiada ao Comité Olímpico Internacional, a FIFA foi fundada em Paris em 21 de Maio de 1904 e tem sua sede em Zurique, na Suíça.

Ao todo, possui 209 países e/ou territórios associados. Com esse número, é a instituição internacional que possui a segunda maior quantidade de associados, inclusive mais associados do que a Organização das Nações Unidas e o Comité Olímpico Internacional, que possuem, respectivamente, 193 e 205 membros cada. A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) possui 212 membros.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Citações #48


“O café, néctar de deuses,
Tem de ser, para ser bom,
Ardente como os teus olhos,
Negro como os teus cabelos,
Tão puro como a tua alma,
Tão doce como os teus beijos.”
Francisco Vilaespesa

Francisco Vilaespesa (1877 – 1936) foi um escritor espanhol.

Efemérides/ 20 de Maio


“2002 – A independência de Timor-Leste é reconhecida formalmente por Portugal, após 23 anos de domínio indonésio.”

Timor-Leste, oficialmente República Democrática de Timor-Leste, é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor, no Sudeste Asiático, além do exclave de Oecusse, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco, ao largo da ponta leste da ilha. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oecusse, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. Com 14 874 quilómetros quadrados de extensão territorial, Timor-Leste tem superfície equivalente às áreas dos distritos portugueses de Beja e Faro somadas, o que ainda é consideravelmente menor que o menor dos estados brasileiros, Sergipe. Sua capital é Díli, situada na costa norte.

A língua mais falada em Timor-Leste era o indonésio no tempo da ocupação indonésia, sendo hoje o tétum (mais falado na capital). O tétum e o português formam as duas línguas oficiais do país, enquanto o indonésio e a língua inglesa são consideradas línguas de trabalho pela atual constituição de Timor-Leste. Geograficamente, o país enquadra-se no chamado sudeste asiático, enquanto do ponto de vista biológico aproxima-se mais das ilhas vizinhas da Melanésia, o que o colocaria na Oceania e, por conseguinte, faria dele uma nação transcontinental.

O país foi colonizado pelo Império Português no século XVI e era conhecido como Timor Português até a descolonização do país. No final de 1975, Timor-Leste declarou sua independência, mas no final daquele ano foi invadido e ocupado pela Indonésia e foi anexado como a 27ª província do país no ano seguinte. Em 1999, após um ato de autodeterminação patrocinado pelas Nações Unidas, o governo indonésio deixou o controle do território e Timor-Leste tornou-se o primeiro novo Estado soberano do século XXI, em 20 de maio de 2002. Após a independência, o país tornou-se membro das Nações Unidas e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Em 2011, o Timor-Leste anunciou a intenção de participar da Associação de Nações do Sudeste Asiático através da apresentação de uma carta de candidatura para se tornar o décimo primeiro membro do grupo. É um dos dois únicos países predominantemente cristãos no sudeste da Ásia, sendo o outro as Filipinas.

Timor-Leste tem uma renda média inferior à da economia mundial, sendo que 37,4% da população do país vive abaixo da linha de pobreza internacional, o que significa viver com menos de 1,25 dólar dos Estados Unidos por dia, e cerca de 50% da população é analfabeta. O país continua a sofrer os efeitos colaterais de uma luta de décadas pela independência contra a ocupação indonésia, que danificou severamente a infraestrutura do país e matou pelo menos cem mil pessoas. O país é classificado no 128º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No entanto, teve o sexto maior crescimento percentual do produto interno bruto no mundo em 2013. 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Citações #47


“O café deve ser quente como o inferno, negro como o diabo, puro como um anjo e doce como o amor.”
Maurice de Talleyrand-Périgord

Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord (1754 –1838) foi um bispo, político e diplomata francês. Ele ocupou em quatro ocasiões diferentes o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros e também foi o primeiro Primeiro-Ministro da França entre julho e setembro de 1815 sob Luís XVIII depois da restauração francesa.

Efemérides/ 19 de Maio

“1568 – Isabel I de Inglaterra manda prender Maria da Escócia.”

Maria (1542 – 1587), também conhecida como Maria Stuart ou Maria I, foi a Rainha da Escócia de 14 de dezembro de 1542 até sua abdicação em 24 de julho de 1567. Ela também foi Rainha Consorte da França como esposa de Francisco II de 10 de junho de 1559 a 5 de dezembro de 1560.

Maria foi a única descendente legítima sobrevivente do rei Jaime V da Escócia, tendo apenas seis dias de idade quando seu pai morreu e ela ascendeu ao trono. Passou a maior parte de sua infância na França enquanto a Escócia era governada por regentes, casando-se em 1558 com Francisco, Delfim da França. Ele ascendeu ao trono em 1559 como Francisco II e Maria brevemente se tornou sua consorte, porém ele acabou morrendo no final do ano seguinte. Ela voltou para a Escócia viúva, chegando em Leith no dia 19 de agosto de 1561. Maria se casou quatro anos depois com seu primo Henrique Stuart, Lorde Darnley, porém a união era infeliz. Sua residência foi destruída em fevereiro de 1567 em uma explosão, com Henrique sendo encontrado morto no jardim.

Acreditava-se que Jaime Hepburn, 4.º Conde de Bothwell, havia orquestrado a morte de Henrique, porém ele foi absolvido das acusações em abril de 1567 e se casou com Maria no mês seguinte. Após um levante contra o casal, ela foi aprisionada no Castelo de Lochleven. Maria foi forçada a abdicar em 24 de julho em favor de seu filho com Henrique, Jaime, então com apenas um ano de idade. Depois de uma tentativa mal sucedida de reconquistar o trono, ela fugiu procurando a proteção de sua prima, a rainha Isabel I de Inglaterra. Maria anteriormente havia reivindicado o trono de Isabel para si mesma e foi considerada como a legítima soberana da Inglaterra por católicos ingleses, incluindo os participantes da rebelião conhecida como Rebelião do Norte. Vendo-a como uma ameaça, Isabel aprisionou-a em vários castelos e mansões no interior do país. Depois de dezoito anos e meio, Maria foi condenada por tramar o assassinato de Isabel, sendo decapitada em 1587 aos 44 anos de idade.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Citações #46


“Caminhante: come, bebe e que nada mais te importe.”
Assurbanípal Sardanápalo

Assurbanípal (690 a.C. — 627 a.C.) foi o último grande rei da Assíria. No seu reinado (por volta de 668 - 627 a.C.), o império assírio incluía a Babilónia e temporariamente também o Egipto.

Efemérides/ 18 de Maio


“1980 - Após 127 anos de inatividade o Monte Santa Helena entra em erupção, matando 57 pessoas.”

O monte Santa Helena é um vulcão activo que fica no sudoeste do estado norte-americano de Washington, 160 quilómetros ao sul de Seattle.

Após 127 anos de inactividade o vulcão entrou violentamente em erupção no dia 18 de maio de 1980, às 8h30min, matando 57 pessoas e ferindo outras.
Após um tremor de terra de 5,1 na Escala de Richter, o lado norte do monte entrou em violenta erupção provocando danos ambientais numa área de 550 km². A cinza emanada da erupção provocou problemas respiratórios nos habitantes até 1550 quilómetros de distância do vulcão.

Como resultado da explosão a altura da cratera do vulcão diminuiu cerca de 400 metros, passando de 2950 para 2549 metros, e teve sua largura aumentada de cerca de dois quilômetros. É de erupção explosiva tem um cone alto e de vertentes inclinadas.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Efemérides/ 17 de Maio


“1959 – É inaugurado em Portugal o monumento Cristo-Rei.”

O Santuário Nacional de Cristo Rei é um santuário e monumento religioso dedicado ao Sagrado Coração de Jesus localizado na freguesia do Pragal, no concelho de Almada, na Área Metropolitana de Lisboa, em Portugal.

O Santuário Nacional de Cristo Rei situa-se a uma altitude de 113 metros acima do nível do Tejo, sendo constituído por um pórtico projectado pelo arquitecto António Lino, com 75 metros de altura, encimado pela estátua do Santíssimo Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, com 28 metros de altura, obra do escultor português Francisco Franco de Sousa. O pedestal, incluindo o pórtico, eleva-se a 82 metros de altura. O santuário e monumento a Cristo Rei constitui a maior atracção turística do concelho de Almada.

Este monumento é o melhor miradouro com vista para a cidade de Lisboa, oferecendo uma ampla vista sobre a capital e sobre a Ponte 25 de Abril. Em numerosas reportagens turísticas sobre Lisboa surge o santuário e monumento a Cristo Rei, ex-líbris de Almada.

É uma das mais altas construções de Portugal, com 110 metros de altura.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Efemérides/ 16 de Maio


“1920 – Quatrocentos e noventa anos após sua morte, Joana D'Arc é canonizada pelo Papa Bento XV.”

Joana d'Arc (1412 – 1431), cognominada "A Donzela de Orléans" e também conhecida como Joana d'Arc, a ruiva é uma heroína francesa e santa da Igreja Católica. É a santa padroeira da França e foi uma chefe militar da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Foi executada pelos borguinhões em 1431. Camponesa, modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa e também heroína de seu povo, canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva em um auto de fé.

domingo, 15 de maio de 2016

Efemérides/ 15 de Maio


“1536 – Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII de Inglaterra, é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo parlamento inglês.”

Ana Bolena (1501/1507 – 1536) foi a segunda esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra de 1533 até a anulação de seu casamento dois dias antes de sua execução. Seu casamento com Henrique VIII foi polêmico, do ponto de vista político e religioso, e resultou na criação da Igreja Anglicana. A ascensão e queda de Ana Bolena, considerada a mais controversa rainha consorte da Inglaterra, inspiraram inúmeras biografias e obras ficcionais.

Era filha de Sir Tomás Bolena e Isabel Howard. Foi educada na França, principalmente como dama de companhia da rainha Cláudia de França, esposa de Francisco I. Voltou para a Inglaterra em 1522.

Dois anos mais tarde, apaixonou-se por Henrique VIII. A princípio, Ana resistiu às tentativas do rei em seduzi-la e torná-la sua amante, como sua irmã, Maria Bolena havia sido. Henrique VIII anulou seu casamento com Catarina de Aragão para que se pudesse casar com Ana Bolena. Quando se tornou claro que o Papa Clemente VII não aprovaria o divórcio de Henrique VIII e Catarina de Aragão e, posteriormente, o casamento deste com Ana Bolena, iniciou-se a ruptura religiosa entre a Inglaterra e a Igreja Católica Romana, resultando na criação da Igreja Anglicana.

O arcebispo de York, Tomás Wolsey, foi destituído de seu posto em 1529 por não ter sido bem sucedido em sua tentativa de conseguir o divórcio e anulação do casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão. O casamento de Ana Bolena com Henrique VIII ocorreu em 25 de janeiro de 1533; entretanto, demorou quatro meses para ser contemplado. Em 23 de maio daquele ano, foi anulado o casamento de Henrique VIII e Catarina de Aragão, sendo que cinco dias depois, o casamento de Bolena com o rei Henrique VIII foi validado. Pouco tempo depois, Henrique VIII e o arcebispo foram excomungados da Igreja Católica pelo Papa Clemente VII.

sábado, 14 de maio de 2016

Efemérides/ 14 de Maio


“1948 – Em Tel Aviv, David Ben-Gurion pronuncia a declaração de independência do Estado de Israel.”

Declaração de Independência do Estado de Israel foi assinada às 16 horas do dia 14 de maio de 1948, no salão do antigo Museu Nacional de Tel Aviv (atual Museu da Independência) algumas horas antes do término do mandato britânico sobre a Palestina.

O documento original encontra-se atualmente em exposição na Knesset, o parlamento de Israel.

Após a assinatura de David Ben-Gurion, os 37 membros do parlamento provisório (Moetzet HaAm: "Conselho do Povo"), assinaram a declaração de independência de Israel. O documento foi redigido em iídiche, usando-se caracteres (originais) do alfabeto hebraico.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Efemérides/ 13 de Maio


“1888 – É sancionada a Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil.”

Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotegipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".

O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com a Lei Eusébio de Queirós de 1850, seguida pela Lei do Ventre Livre de 1871, a Lei dos Sexagenários de 1885 e finalizada pela Lei Áurea em 1888. O projeto de lei que extinguia a escravidão no Brasil foi apresentado à Câmara Geral, atual Câmara do Deputados, pelo ministro da Agricultura da época, Rodrigo Augusto da Silva, em 8 de maio de 1888. Foi votado e aprovada nos dias 9 e 10 de maio, na Câmara Geral.

A Lei Áurea foi apresentada formalmente ao Senado Imperial por Rodrigo Augusto da Silva em 11 de maio. Foi debatida nas sessões dos dias 11, 12 e 13 daquele mês. Foi votada e aprovada, em primeira votação em 12 de maio. Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levada à sanção da princesa regente do Brasil Dona Isabel. No domingo de 13 de maio, dia comemorativo do nascimento de D. João VI, foi assinada por sua bisneta Dona Isabel, e Rodrigo Augusto da Silva a lei que aboliu a escravatura no Brasil. O Conselheiro Augusto da Silva fazia parte do Gabinete de Ministros presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, do Partido Conservador e chamado de "Gabinete de 10 de março". Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II em viagem ao exterior. Foi assinada no Paço Imperial por Dona Isabel e por Rodrigo Augusto da Silva às três horas da tarde do dia 13 de maio de 1888.

O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país do mundo a abolir a escravidão foi a Mauritânia, somente em 9 de novembro de 1981, pelo decreto n.º 81.234.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Efemérides/ 12 de Maio


“1949 – A URSS levanta o seu bloqueio sobre Berlim.”

Bloqueio de Berlim (de 24 de junho de 1948 a 11 de maio de 1949) tornou-se uma das maiores crises da Guerra Fria, desencadeada quando a União Soviética interrompeu o acesso ferroviário, rodoviário e hidroviário à cidade de Berlim Ocidental. Seu objetivo era forçar as potências ocidentais a sair, dando assim o controle soviéticos sobre toda a cidade.

Em resposta, os aliados ocidentais organizaram a ponte aérea de Berlim para transportar suprimentos para as pessoas em Berlim Ocidental. A Força Aérea dos Estados Unidos e os britânicos da Força Aérea Real fizeram mais de 200.000 voos em um ano, com até 4.700 toneladas diárias de suprimentos, como combustível e comida para os berlinenses. 

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Efemérides/ 11 de Maio


“1927 – É fundada a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na Califórnia, responsável pelo Óscar.”

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é uma organização profissional honorária dedicada ao desenvolvimento da arte e ciência do cinema. Foi fundada em 11 de maio de 1927, na Califórnia, Estados Unidos.

A Academia é composta por mais de seis mil membros. Apesar da maior parte de seus membros serem americanos, a filiação é aberta a cineastas qualificados de todo o mundo. No ano de 2004 a Academia possuía em seu quadro cineastas de 36 países.

A Academia é conhecida no mundo pelo seu prémio anual (Academy Awards), conhecido informalmente como Óscar.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Efemérides/ 10 de Maio


“1857 – Ocorre a Revolta dos Sipais, na Índia.”

Revolta Indiana de 1857 (também conhecida como Revolta dos CipaiosRevolta dos Sipais ou Revolta dos Sipaios) foi um período prolongado de levantes armados e rebeliões na Índia setentrional e central contra a ocupação britânica daquela porção do subcontinente em 1857 a 1858. Pequenos incidentes de descontentamento em Janeiro, envolvendo incêndios criminosos em acantonamentos, foram os precursores da rebelião. Posteriormente, uma revolta em grande escala estalou em Maio e tornou-se uma guerra aberta nas regiões afectadas. O conflito causou o fim do governo da Companhia Britânica das Índias Orientais e o início da administração directa de grande parte do território indiano pela coroa britânica (Raj britânico) pelos noventa anos seguintes, embora alguns estados (chamados colectivamente de "Estados principescos") mantivessem uma independência nominal e continuassem a ser governados pelos respectivos marajás, rajás e nababos.

Alguns dentre os modernos indianos consideram a revolta dos sipais o primeiro movimento de independência de seu país.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Efemérides/ 9 de Maio


“1386 – É assinada a Aliança Luso-Britânica entre o Reino de Portugal e a Inglaterra, a mais antiga aliança entre estados em vigor actualmente.”

Aliança Luso-Britânica, em Portugal conhecida vulgarmente como Aliança Inglesa, entre Inglaterra (sucedida pelo Reino Unido) e o Reino de Portugal é a mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor. Foi assinada em 1373 - em plena Idade Média, portanto. Os portugueses, em geral, queixam-se de que tal aliança foi sempre mais proveitosa para os ingleses, enquanto potência internacional de maior força económica e política. Contudo, há que não esquecer o período, após os Descobrimentos, em que Portugal era assumidamente uma potência internacional de maior influência. Hoje em dia, a aliança já não é, praticamente, invocada, ainda que se mantenha. Ao longo da história de Portugal, contudo, teve importantes consequências, ao colocar o país frente às tropas napoleónicas, devido à rejeição lusa do Bloqueio Continental, incompatível com os termos desta aliança. No período pós-guerra, a Inglaterra manteve um largo contingente militar e determinados privilégios em território português.