quarta-feira, 13 de julho de 2016

Efemérides/ 13 de Julho


“1945 – Projecto Manhattan: terminam os preparativos para a experiência Trinity, considerada o início da Era Nuclear.”

Projecto Manhattan foi um projecto de pesquisa e desenvolvimento que produziu as primeiras bombas atómicas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi liderada pelos Estados Unidos, com o apoio do Reino Unido e Canadá. De 1940 a 1946, o projecto esteve sob a direcção do major-general Leslie Groves do Corpo de Engenheiros do Exército. O componente do exército do projecto foi designado como Distrito Manhattan. "Manhattan" gradualmente substituiu o nome de código oficial, "Desenvolvimento de materiais substitutos", para todo o projecto. Ao longo do caminho, o projecto absorveu o seu homólogo britânico anteriormente, Tube Alloys. O Projecto Manhattan começou modestamente em 1939, mas cresceu e empregou mais de 130 000 pessoas e custou cerca de US$ 2 biliões (equivalente a cerca de 26 biliões de dólares em 2013). Mais de 90% do custo foi para a construção de fábricas e produção de materiais físseis, com menos de 10% para o desenvolvimento e produção das armas. A pesquisa e a produção ocorreram em mais de 30 locais nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

Dois tipos de bomba atômica foram desenvolvidos durante a guerra. Um tipo relativamente simples de arma de fissão foi feito utilizando urânio-235, um isótopo que representa apenas 0,7% do urânio natural. Uma vez que é quimicamente idêntico ao isótopo mais comum, o urânio-238, e que tem quase a mesma massa, o urânio-235 revelou-se difícil de separar do urânio-238. Três métodos foram utilizados para o enriquecimento do urânio: eletromagnético, gasoso e térmico. A maior parte deste trabalho foi realizada em Oak Ridge, Tennessee. Em paralelo com o trabalho de urânio, também representava um esforço produzir plutónio. Os reatores foram construídos em Oak Ridge e Hanford, Washington, onde o urânio foi irradiado e transmutado em plutónio. O plutónio foi então separado quimicamente a partir do urânio. O projecto do tipo da arma se provou impraticável para usar com plutónio. Para uma arma do tipo de implosão mais complexo, foi desenvolvido em um projecto concertada e esforço de construção de pesquisa principal do projecto e laboratório de design em Los Alamos, Novo México. O projecto também foi acusado de colher informações sobre o Projecto de energia nuclear alemão. Através da Operação Alsos, o pessoal do Projecto Manhattan serviu na Europa, às vezes atrás das linhas inimigas, onde eles reuniram materiais nucleares, documentos e cientistas alemães.

O primeiro dispositivo nuclear a ser detonado foi uma bomba de implosão no teste Trinity, realizado no Bombardeio de Alamogordo com artilharia de alcance no Novo México em 16 de julho de 1945. Little Boy e Fat Man do tipo de implosão foram utilizados nos bombardeios atómicos de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente. Nos anos pós-guerra, o Projecto Manhattan realizou testes de armas no Atol de Bikini, como parte da Operação Crossroads, desenvolveu novas armas, promoveu o desenvolvimento da rede de laboratórios nacionais, apoiou a pesquisa médica em radiologia e lançou as bases para a marinha nuclear. A marinha manteve o controle sobre as armas atómicas americanas de pesquisa e produção, até a formação da Comissão de Energia Atómica em Janeiro de 1947. O Projecto Manhattan foi operado sob uma cobertura de segurança rígida, mas os espiões atómicos soviéticos ainda assim conseguiram penetrar no programa.

Sem comentários:

Enviar um comentário