quinta-feira, 30 de junho de 2016

Efemérides/ 30 de Junho


“1911 – É apresentada oficialmente a Bandeira de Portugal , sendo aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte de 1911.”

A Bandeira de Portugal é a bandeira nacional da República Portuguesa. É um bicolor rectangular com um campo desigual dividido em verde na tralha, e vermelho na batente. O brasão de armas (a Esfera armilar e o Escudo português) está centrado sobre o limite das cores da bandeira, a uma distância igual das bordas superior e inferior. A 30 de Junho de 1911, menos de um ano após a queda da monarquia constitucional, este projecto foi oficialmente adoptado para a nova bandeira nacional, após ser seleccionado, entre várias propostas, por uma comissão cujos membros incluíam Columbano Bordalo Pinheiro, João Chagas e Abel Botelho.

A conjugação do novo domínio de cores, especialmente o uso do verde, não era tradicional na composição da Bandeira Nacional Portuguesa e representou uma mudança radical de inspiração republicana, que rompeu o vínculo com a bandeira monárquica religiosa. Desde da tentativa frustrada de insurreição republicana a 31 de Janeiro de 1891, o vermelho e o verde tinham sido estabelecidos como as cores do Partido Republicano Português e seus movimentos associados, cuja importância política continuou crescendo até atingir um período de auge na sequência da revolução republicana de 5 de Outubro de 1910. Nas décadas seguintes, essas cores foram popularmente propagadas como representação da esperança da nação (verde) e sangue (vermelho) daqueles que morreram defendendo-a, de maneira a dotá-la de uma forma mais patriótica e digna, portanto, menos política e sentimental.


O design da bandeira actual representa uma mudança dramática na evolução da norma portuguesa, que foi sempre intimamente associada com as armas reais. Desde a fundação do país, a bandeira nacional evoluiu da cruz azul sobre fundo branco de Dom Afonso Henriques ao brasão de armas da monarquia liberal sobre um rectângulo azul-e-branco. Entre estes, grandes mudanças associadas a determinantes eventos políticos contribuíram para sua evolução ao design actual.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Efemérides/ 29 de Junho


“1720 – Em Vila Rica, começa a Revolta de Filipe dos Santos, em reação à exploração colonial portuguesa no Brasil.”

Revolta de Filipe dos Santos — episódio também conhecido como Revolta de Vila Rica  — foi uma das primeiras reações de nativos do Brasil contra os colonos. Aconteceu em 1720, na então Vila Rica (Ouro Preto), cidade da Real Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Cataguases, na Colônia do Brasil, pertencente a Portugal. É considerada um movimento nativista pela historiografia brasileira, e um dos precursores da chamada Inconfidência Mineira.

Ocorreu na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto, como era então denominada a atual cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, tendo por um de seus líderes o idealista Filipe dos Santos Freire, que muitas vezes dá nome à revolta.

Entre suas causas directas estavam a criação das casas de fundição, proibindo a circulação de ouro em pó e o monopólio do comércio dos principais géneros por reinóis (lusitanos), e que obteve do Governador João de Almeida Portugal, Conde de Assumar, uma enérgica reação que culminou com a execução do principal líder, Filipe dos Santos.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Efemérides/ 28 de Junho


“1389 – As forças otomanas arrasam os exércitos da coalizão de reinos eslavos, liderada pela Sérvia, na Batalha do Kosovo.”

A Batalha do Kosovo foi lutada em 15 de junho de 1389 no Kosovo entre uma coalizão de reinos cristãos eslavos liderada pela Sérvia Morávia e tropas invasoras otomanas, lideradas pelo sultão Murad I. A derrota dos cristãos na batalha determinou os cinco séculos seguintes de ocupação turca nos Bálcãs.

A Batalha do Kosovo é considerada um marco histórico para a Sérvia e alegada como motivo simbólico principal para o país rejeitar a independência do Kosovo, considerada berço histórico da nação.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Efemérides/ 27 de Junho


1954 – Entra em funcionamento a primeira central nuclear do mundo, em Obninsk, perto de Moscovo.”

Obninsk é uma cidade russa pertencente ao oblast de Kaluga. Esta situada as margens do rio Protva, estando a 100km a sudoeste de Moscou.

Na área económica tem como destaque ser um cidade desenvolvida industrialmente, com empresas de tecnologia e automobilísticas. Obninsk foi o local da primeira central nuclear do mundo, inaugurada em 1954.

domingo, 26 de junho de 2016

Efemérides/ 26 de Junho


1976 – A Torre CN, a mais alta estrutura autossustentável do mundo, é inaugurada em Toronto, no Canadá.”

Torre CN, localizada em Toronto, Ontario, Canadá é uma torre turística e de comunicações que tem 553,33 metros de altura, sendo a terceira maior torre do mundo. Ultrapassou a Torre Ostankino em 1975 quando sua construção foi concluída e foi declarada a estrutura mais alta do mundo. Em 12 de setembro de 2007 após ser detentora do título por 32 anos, a Torre CN foi ultrapassada em altura pelo edifício, na época ainda em construção, Burj Khalifa. Ela é o principal cartão postal de Toronto, atraindo mais de dois milhões de visitantes anualmente.

CN se refere originalmente a Canadian National, a companhia ferroviária que construíu a torre. Privatizada em 1995, a nova administração da companhia decidiu se desfazer de qualquer propriedade que não estivesse relacionada com o setor ferroviário. Com isto, a posse da Torre CN foi transferida para a Canada Lands Company, uma companhia do governo canadense. A torre já era popularmente conhecida como CN Tower, e o governo, que queria remover o nome da empresa ferroviária da torre, mas para manter o acrônimo intacto, mudou seu nome para Canada's National Tower.

sábado, 25 de junho de 2016

Efemérides/ 25 de Junho


“1975 – Moçambique obtém sua independência em relação a Portugal.”

Moçambique, conhecido oficialmente como República de Moçambique, é um país localizado no sudeste do Continente Africano, banhado pelo Oceano Índico a leste e que faz fronteira com a Tanzânia ao norte; Malawi e Zâmbia a noroeste; Zimbabwe a oeste e Suazilândia e África do Sul a sudoeste. A capital e a maior cidade do país é Maputo (chamada de Lourenço Marques durante o domínio português).

Entre o primeiro e o quinto século d.C., povos bantos migraram de regiões do norte e oeste para essa região. Portos comerciais suaílis e, mais tarde, árabes, existiram no litoral moçambicano até a chegada dos europeus. A área foi reconhecida por Vasco da Gama em 1498 e em 1505 foi anexada pelo Império Português. Depois de mais de quatro séculos de domínio português, Moçambique tornou-se independente em 1975, transformando-se na República Popular de Moçambique pouco tempo depois. Após apenas dois anos de independência, o país mergulhou em uma guerra civil intensa e prolongada que durou de 1977 a 1992. Em 1994, o país realizou as suas primeiras eleições multipartidárias e manteve-se como uma república presidencial relativamente estável desde então.

Moçambique é dotado de ricos e extensos recursos naturais. A economia do país é baseada principalmente na agricultura, mas o sector industrial, principalmente na fabricação de alimentos, bebidas, produtos químicos, alumínio e petróleo, está crescendo. O sector de turismo do país também está em crescimento. A África do Sul é o principal parceiro comercial de Moçambique e a principal fonte de investimento directo estrangeiro. Portugal, Brasil, Espanha e Bélgica também estão entre os mais importantes parceiros económicos do país. Desde 2001, a taxa média de crescimento económico anual do PIB moçambicano tem sido uma das mais altas do mundo. No entanto, as taxas de PIB per capita, índice de desenvolvimento humano (IDH), desigualdade de renda e expectativa de vida de Moçambique ainda estão entre as piores do planeta, enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) considera Moçambique um dos países menos desenvolvidos do mundo.


A única língua oficial de Moçambique é o português, que é falado principalmente como segunda língua por cerca de metade da população. Entre as línguas nativas mais comuns estão o macua, o tsonga e o sena. A população de cerca de 24 milhões de pessoas é composta predominantemente por povos bantos. A religião mais popular em Moçambique é o cristianismo, mas há uma presença significativa de seguidores do islamismo. O país é membro da União Africana, da Commonwealth Britânica, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da União Latina, da Organização da Conferência Islâmica, da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e da Organização Internacional da Francofonia.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Efemérides/ 24 de Junho


“1128 – Ocorre a Batalha de S. Mamede com a vitória de D. Afonso Henriques sobre as tropas da sua mãe, D.ª Teresa.”

A Batalha de São Mamede foi uma batalha travada a 24 de Junho de 1128, entre D. Afonso Henriques e as tropas dos barões portucalenses contra as tropas do Conde galego Fernão Peres de Trava, que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense. As duas fações confrontaram-se no campo de São Mamede, perto de Guimarães.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Efemérides/ 23 de Junho


“1894 – É fundado o Comité Olímpico Internacional na Sorbonne, em Paris, por iniciativa do barão Pierre de Coubertin.”

Segundo a Carta Olímpica, o Comité Olímpico Internacional (COI) é uma organização não-governamental. Foi criada em 23 de Junho de 1894, por iniciativa de Pierre de Coubertin, com a finalidade de reinstituir os Jogos Olímpicos realizados na antiga Grécia e organizar e promover a sua realização de quatro em quatro anos.

O COI é financiado através de publicidade e comercialização de artigos comemorativos dos Jogos e através da venda dos direitos de transmissão dos eventos Olímpicos.

Em 1896, após uma pausa de 1500 anos, realizaram-se os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, que o barão de Coubertin esperava ajudassem a fomentar a comunicação e paz internacional.

Atualmente, o objetivo do COI é a administrar e legislar sobre os Jogos, e também servir como entidade legal que detém os direitos de autor, marcas registadas e outras propriedades relacionadas com os Jogos Olímpicos. Por exemplo, a Bandeira Olímpica, o Lema Olímpico e o Hino Olímpico pertencem e são administrados pelo COI. Adicionalmente há outras organizações, nomeadamente os Comités Olímpicos Nacionais e as Federações Esportivas Internacionais, que são controladas pelo COI e que coletivamente são designadas por Movimento Olímpico.

As cidades que desejarem ser sedes dos Jogos Olímpicos de Verão ou de Inverno devem entregar uma proposta candidatura para seus Comitês Olímpicos Nacionais que devem autorizar ou não a sua candidatura. Estes devem entregar a proposta de organização ao COI que tem a palavra final na decisão de onde se realizarão os Jogos, através da votação de delegados que representam a maioria dos países membros. Por lei, todos os membros do COI têm de se retirarem ao atingirem 81 anos de idade.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Efemérides/ 22 de Junho

“1633 – A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma obriga Galileo Galilei a negar que viu o Sol no meio do Universo.”

Congregação para a Doutrina da Fé (em latim Congregatio pro Doctrina Fidei, CDF) é a mais antiga das nove congregações da Cúria Romana, um dos órgãos da Santa Sé. Substituiu a Suprema e Sacra Congregação do Santo Ofício, que anteriormente chamava-se Suprema e Sacra Congregação da Inquisição Universal da Idade Moderna e era responsável pela criação da Inquisição em si.

A Congregação para a Doutrina da Fé engloba a Comissão Teológica Internacional e a Pontifícia Comissão Bíblica.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Efemérides/ 21 de Junho


“2005 – As novas luas descobertas de Plutão são oficialmente chamadas Nix e Hidra.”

Nix é um satélite natural de Plutão. Ele foi descoberto junto com Hidra em Junho de 2005 e foi visitada pela sonda espacial New Horizons em Julho de 2015, após uma viagem de 9 anos pelo sistema solar.

Hidra é um satélite natural de Plutão. Ele foi descoberto juntamente com Nix em Junho de 2005, pela Equipe de Busca de Plutão do telescópio espacial Hubble.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Efemérides/ 20 de Junho

“1782 – O Congresso dos Estados Unidos adopta o Grande Selo.”

Grande Selo dos Estados Unidos é utilizado para autenticar determinados documentos emitidos pelo governo dos Estados Unidos. A expressão é utilizada quer para designar o selo físico (na posse do Secretário de Estado) e, mais genericamente, para designar o símbolo. O Grande Selo foi usado publicamente pela primeira vez em 1782.

Os Estados Unidos têm o seu brasão de armas, o qual foi criado pelo Ato do Congresso do dia 20 de Junho de 1782, que é o Grande Selo dos Estados Unidos. Ele é utilizado duas a três mil vezes ao ano; em vários tipos de documentos governamentais, como em passaportes, tratados, insígnia militar, etc.

É o mesmo selo que o antigo Congresso dos EUA usava antes de formar o Congresso constitucional e foi por ordem do código dos EUA estabelecido e declarado, pelo Congresso, o Selo dos EUA.

domingo, 19 de junho de 2016

Efemérides/ 19 de Junho


“1961 – O Kuwait declara a independência em relação ao Reino Unido.”

Kuwait, oficialmente Estado do Kuwait, é um emirado árabe soberano situado no nordeste da península Arábica na Ásia Ocidental. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul e ao norte com o Iraque. Encontra-se na costa noroeste do Golfo Pérsico. O nome Kuwait é derivado do árabe "akwat", o plural de "Kout", que significa "fortaleza construída perto da água". O emirado tem uma área de 17 820 km² e tem uma população de cerca de 2,7 milhões de habitantes.

Historicamente, a região era conhecida como Caracena, um grande porto parta para o comércio entre a Índia e a Mesopotâmia. A tribo Bani Utbah foram os primeiros colonos árabes permanentes na região e estabeleceram as bases modernas do emirado. No século XIX, o Kuwait estava sob a influência do Império Otomano e depois da Primeira Guerra Mundial, ele emergiu como um xecado independente sob a protecção do Império Britânico.

sábado, 18 de junho de 2016

Efemérides/ 18 de Junho


“1815 – Guerras Napoleónicas: a Batalha de Waterloo leva Napoleão Bonaparte a abdicar ao trono pela segunda e última vez.”

Batalha de Waterloo foi um confronto militar ocorrido a 18 de Junho de 1815 perto de Waterloo, na actual Bélgica (então parte integrante do Reino Unido dos Países Baixos). Um exército do Primeiro Império Francês, sob o comando do Imperador Napoleão (72 000 homens), foi derrotado pelos exércitos da Sétima Coligação que incluíam uma força britânica liderada pelo Duque de Wellington, e uma força prussiana comandada por Gebhard Leberecht von Blücher (118 000 homens). Este confronto marcou o fim dos Cem Dias e foi a última batalha de Napoleão; a sua derrota terminou com o seu governo como Imperador.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Efemérides/ 17 de Junho


“1944 – A Islândia torna-se independente da Dinamarca e constitui uma república.”

Islândia é um país nórdico insular europeu situado no oceano Atlântico Norte. O seu território abrange a ilha homónima e algumas pequenas ilhas no oceano Atlântico, localizadas entre a Europa continental e a Gronelândia. O país conta com uma população de quase 320 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil quilómetros quadrados. A sua capital e maior cidade é Reiquiavique, cuja área metropolitana abriga cerca de dois terços da população nacional.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Efemérides/ 16 de Junho


“1963 – A URSS lança a missão Vostok VI: a cosmonauta Valentina Tereshkova torna-se a primeira mulher a ir ao espaço.”

Vostok 6 foi a sexta e última missão do Programa Vostok, o primeiro projecto tripulado do Programa espacial soviético. A cosmonauta foi Valentina Tereshkova, a primeira mulher no espaço, feito que se repetiria apenas dezanove anos depois com Svetlana Savitskaya. Foi também o primeiro voo de um civil ao espaço. O voo ocorreu entre 16 e 19 de Junho de 1963. Esta missão foi conjunta com a Vostok 5.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Efemérides/ 15 de Junho


“1922 – Os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral chegam ao Rio de Janeiro num hidroavião, realizando a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.”

primeira travessia aérea do Atlântico Sul foi concluída com sucesso pelos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, no contexto das comemorações do Primeiro Centenário da Independência do Brasil.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Efemérides/ 14 de Junho

“1966 – O Vaticano anuncia a abolição do Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos), que fora originalmente instituído em 1557.”

Index Librorum Prohibitorum, em tradução livre o Índice dos Livros Proibidos, foi uma lista de publicações literárias que eram proibidas pela Igreja Católica e as regras para que um livro entrasse nessa lista eram teorias que a Igreja Católica Apostólica Romana não apoiasse. A primeira versão do Index foi promulgada pelo Papa Paulo IV em 1559 e uma versão revista desse foi autorizada pelo Concílio de Trento. A última edição do índice foi publicada em 1948 e o Index só foi abolido pela Igreja Católica em 1966 pelo Papa Paulo VI. Nessa lista estavam livros que iam contra os dogmas da Igreja e que continham conteúdo tido como impróprio.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Efemérides/ 13 de Junho


“1983 – A sonda norte-americana Pioneer 10 torna-se o primeiro objecto fabricado pelo homem a sair do Sistema Solar.”

Pioneer 10, sonda interplanetária norte-americana, foi uma missão interplanetária desenvolvida a partir do Programa Pioneer, que consistiu no desenvolvimento e gestão de oito missões interplanetárias (Pioneer 6, 7, 8, 9, 10, 11, Vénus Orbiter e Vénus Multiprobe). Também conhecida como Pioneer F, foi desenhada juntamente com a Pioneer 11 (ou G) para o cumprimento dos objectivos definidos no Pioneer Júpiter Mission.

As Pioneer 10 e 11 receberam em seu corpo principal placas de ouro caracterizando uma mensagem com a imagem humana, caso a Pioneer 10 ou 11 sejam interceptadas por seres extraterrestres.

domingo, 12 de junho de 2016

Efemérides/ 12 de Junho


“1898 – O general Emilio Aguinaldo declara independência das Filipinas em relação à Espanha.”

Emilio Aguinaldo y Famy (1869 – 1964) foi um general e político filipino, um dos líderes do movimento de independência de seu país. Presidiu o primeiro governo da República das Filipinas, apesar de seu governo não ter obtido reconhecimento internacional.
Lutou na guerra de independência de 1898 contra a Espanha e no ano seguinte, na guerra contra os Estados Unidos da América.

sábado, 11 de junho de 2016

Efemérides/ 11 de Junho


“1184 a.C. – Guerra de Tróia: a cidade de Tróia é assaltada, saqueada e queimada (segundo a datação calculada por Eratóstenes).”

A Guerra de Tróia foi um grande conflito bélico entre gregos e troianos, possivelmente ocorrido entre 1300 a.C. e 1200 a.C. (fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo).

Segundo o poeta Homero, a guerra foi causada pelo rapto da rainha Helena de Tróia, (esposa do lendário rei Menelau), por Páris, (filho do rei Príamo). Isso ocorreu quando o príncipe troiano foi a Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. Páris havia recebido de Afrodite a recompensa de ter a mulher mais bonita do mundo, que era Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organizasse um poderoso exército. O general Agamémnon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Através do mar Egeu, mais de mil navios foram enviados para Tróia.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Efemérides/ 10 de Junho


“1898 – Guerra Hispano-Americana: marines estadunidenses tomam a área da baía de Guantánamo, em Cuba.”

A baía de Guantánamo ou Guantánamo localiza-se ao sul da ilha de Cuba e possui uma área de 116 km².

A baía foi arrendada de forma perpétua pelos Estados Unidos como área de mineração e estação naval em 23 de Fevereiro de 1903, em troca do pagamento de 4 085 dólares por ano. Da base de Guantánamo, existe uma dependência chamada Navassa, ilha desabitada com 5 km², situada entre a Jamaica e o Haiti. É na base naval americana da baía que se encontram os prisioneiros das guerras do Afeganistão e Iraque. Fidel Castro tentou em vão desfazer a concessão, e desde então, em sinal de protesto, nunca utilizou o valor do aluguel pago pelos EUA, que se mantém no mesmo valor até hoje. Ao redor da base, encontra-se o único campo minado ainda existente em todo o ocidente.

A manutenção da Base Naval da Baía de Guantánamo não encontra amparo em nenhuma convenção internacional e, por isto, não há como fiscalizar o que acontece em seu interior. Os presos muitas vezes não possuem os direitos de consultar advogados, visitas ou até mesmo de um julgamento. Existem denúncias de tortura. Os Estados Unidos não permitem que a ONU inspeccione as condições da base e do tratamento recebido pelos prisioneiros.

Tal situação tem requerido alguma atenção da mídia internacional, dada a suposta violação da convenção de Genebra e dos direitos humanos pelos Estados Unidos.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Efemérides/ 9 de Junho


“1815 – Termina o Congresso de Viena e o mapa da Europa é redesenhado.”

Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre 2 de Maio de 1814 e 9 de Junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleónica na Primavera anterior, retomar a colonização (como visto na Revolução Liberal do Porto), no caso do Brasil, restaurar os respectivos tronos às famílias reais derrotadas pelas tropas de Napoleão Bonaparte (como a restauração dos Bourbons).

Os termos de paz foram estabelecidos com a assinatura do Tratado de Paris (30 de Maio de 1814), em que se estabeleciam as indemnizações a pagar pela França aos países vencedores. Mesmo diante do regresso do imperador Napoleão I do exílio, tendo reassumido o poder da França em Março de 1815, as discussões prosseguiram. O Ato Final do Congresso foi assinado nove dias antes da derrota final de Napoleão na batalha de Waterloo em 18 de Junho de 1815 .

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Efemérides/ 8 de Junho


“452 – Átila, rei dos hunos, invade a Itália.”

Átila, o Huno (406 – 453), também conhecido como Praga de Deus ou Flagelo de Deus, foi o último e mais poderoso rei dos hunos. Governou o maior império europeu de seu tempo desde 434 até sua morte. Suas possessões se estendiam da Europa Central até o mar Negro, e desde o Danúbio até o Báltico. Durante seu reinado foi um dos maiores inimigos dos impérios romanos Oriental e Ocidental: invadiu duas vezes os Balcãs, esteve a ponto de tomar a cidade de Roma e chegou a sitiar Constantinopla na segunda ocasião. Marchou através da França até chegar a Orleães, antes que o obrigassem a retroceder na batalha dos Campos Cataláunicos (Châlons-sur-Marne) e, em 452, conseguiu fazer o imperador Valentiniano III fugir de sua capital, Ravena.

Ainda que seu império tenha morrido com ele e não tenha deixado nenhuma herança notável, tornou-se uma figura lendária da história da Europa. Em grande parte da Europa Ocidental é lembrado como o paradigma da crueldade e da rapina. Alguns historiadores, por outro lado, retractaram-no como um rei grande e nobre, e três sagas escandinavas o incluem entre seus personagens principais.

Os hunos foram uma antiga confederação eurasiática de nómades ou seminómades equestres, com a aristocracia de núcleo altaico. Algumas dessas tribos moveram-se para a Europa no século IV provavelmente devido a mudanças climáticas. Eles eram excelentes criadores de cavalos e adeptos de combates a cavalo (com espada, lanças e arco).

Movendo-se com suas famílias e grandes rebanhos de animais domesticados e cavalos, eles migraram em busca de novos pastos para se estabelecerem. Devido a sua proeza militar e disciplina, mostraram-se imbatíveis, tirando todos do seu caminho. Eles começaram uma corrente migratória anterior a deles pois outros povos mudaram-se para sair do caminho dos hunos. Esse efeito dominó de grandes populações contornou Constantinopla e o Império Romano do Oriente e chegou aos rios Danúbio e Reno e resultou na tomada do Império Romano do Ocidente em 476, pelos hérulos chefiados por Odoacro.

Encontrando terras a seu gosto, os hunos estabeleceram-se nas planícies húngaras, no leste europeu, tomando a cidade de Szeged, no rio Tisza, como seu quartel general. Eles precisavam de vastas áreas de pasto para obter forragem para os cavalos e outros animais. Dessas áreas de pastagens, os hunos controlavam, através de alianças ou conquistas, um império que se estenderia dos Montes Urais (na Rússia) ao rio Reno (na França) e do Báltico ao Danúbio.

Como não construíam casas, viviam em suas carroças e também em barracas que armavam nos caminhos que percorriam.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Efemérides/ 7 de Junho


“1991 – O Monte Pinatubo entra em erupção, originando uma coluna de 7 km de cinzas.”

O Monte Pinatubo é um estratovulcão activo localizado na ilha Luzon, nas Filipinas, na intersecção das fronteiras das províncias de Zambales, Bataan e Pampanga. O vulcão está localizado 87 km a noroeste de Manila, capital das Filipinas.

Um estratovulcão é um vulcão em forma de cone, formado pelo magma extravasado. Quando nasce um vulcão ele não tem esse formato, a partir de suas erupções é que ele ganha forma.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Efemérides/ 6 de Junho


“1944 – Segunda Guerra Mundial: inicia-se o Dia D com o desembarque na Normandia de 15 000 soldados das tropas aliadas.”

Os desembarques da Normandia foram operações durante a invasão da Normandia pêlos aliados, também conhecida como Operação Overlord e Operação Neptuno, durante a Segunda Guerra Mundial. No dia 6 de Junho de 1944 (chamado de Dia D), cerca de 100 mil soldados, com o apoio de 6 mil navios e 5 mil aviões, desembarcaram na costa da Normandia, França, abrindo uma nova frente de guerra no Oeste.

O assalto foi realizado em duas fases: uma aterragem de assalto aéreo de 24 mil britânicos, estadunidenses, canadenses e tropas livres de franceses aerotransportados pouco depois da meia-noite e um desembarque anfíbio da infantaria aliada e divisões blindadas na costa da França, com início às 6:30 da manhã. Havia também as operações de engodo montado sob os codinomes Operação Glimmer e Operação Tributável para distrair as forças da Alemanha nazista das áreas de pouso real.

A operação foi a maior invasão anfíbia de todos os tempos, com o desembarque de mais de 160 mil tropas em 6 de Junho de 1944. 195.700 pessoas das marinhas navais e mercantes aliadas em mais de 5.000 navios foram envolvidos na operação. Soldados e material foram transportados a partir do Reino Unido por aviões carregados de tropas e navios, desembarques de assalto, suporte aéreo, interdição naval do canal da Mancha e fogo naval e de apoio. Os desembarques ocorreram ao longo de um trecho de 80 km na costa da Normandia dividida em cinco sectores: Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword.

domingo, 5 de junho de 2016

Efemérides/ 5 de Junho


“1967 – Tem início a Guerra dos Seis Dias.”

Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado que opôs Israel a uma frente de países árabes - Egipto, Jordânia e Síria, apoiados pelo Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão. O crescimento das tensões entre os países árabes e Israel, em meados de1967, levou ambos os lados a mobilizarem as suas tropas. O conflito de fato se iniciou quando a força aérea israelense lançou uma grande ofensiva contra as bases da força aérea egípcia no Sinai. Israel alegou que o Egipto se preparava para fazer guerra contra a sua nação e que o ataque era uma acção preventiva. Se os países árabes realmente estavam se mobilizando para avançar contra os israelenses ou se suas preparações eram meras medidas defensivas, ainda é assunto de debates e controvérsia até os dias actuais.

O plano traçado pelo Estado-Maior de Israel, chefiado pelo general Moshe Dayan (1915-1981), começou a ser posto em prática às 7h e 45min da manhã do dia 5 de Junho de 1967, quando caças israelenses atacaram nove aeroportos militares, aniquilando a força aérea egípcia antes que esta saísse do chão e causando danos às pistas de aterragem, inclusive com bombas de efeito retardado para dificultar as reparações. Ao mesmo tempo, forças blindadas de Israel investiam contra a Faixa de Gaza, o sul da Síria, as colinas de Golã e o Norte do Sinai. A Jordânia abriu fogo em Jerusalém, e a Síria interveio no conflito depois de ser atacada.

No terceiro dia de luta, todo o Sinai já estava sob o controle de Israel. Nas 72 horas seguintes, Israel impôs sua superioridade militar, ocupando também a Cisjordânia, o sector oriental de Jerusalém e as colinas de Golã, na Síria.

Como resultado da guerra, aumentou o número de refugiados palestinos na Jordânia e no Egipto. Síria e Egipto estreitaram ainda mais as relações com a URSS, aproveitando também para renovarem seu arsenal de blindados e aviões, além de conseguirem a instalação de novos mísseis, mais perto do Canal de Suez.

sábado, 4 de junho de 2016

Efemérides/ 4 de Junho


“1970 – Tonga torna-se independente do Reino Unido.”

Tonga, oficialmente Reino de Tonga, é um país da Oceânia, integrante da Polinésia e formado pela união de 177 ilhas de mesmo nome, também conhecidas como Ilhas Amigáveis. Através de seu território marítimo, faz fronteira ao norte com o território ultramarino francês de Wallis e Futuna e com Samoa; a nordeste com a Samoa Americana; a leste com os territórios de Niue e das Ilhas Cook, pertencentes à Nova Zelândia; e a oeste com Fiji. Ao sul, as ilhas mais próximas são as Kermadec, também sob domínio da Nova Zelândia. Sua capital é Nuku'alofa, que também é o seu principal centro urbano.

Com uma área de 747 km², Tonga é o 172.º maior país do mundo em área territorial. Sua população é ligeiramente superior aos 100 000 habitantes, colocando o reino na 178.ª posição entre os países mais populosos e resultando numa densidade demográfica de 153 hab./km².

O arquipélago de Tonga foi descoberto e explorado pêlos holandeses Willem Schouten e Jacob Le Maire, em 1616. Em 1900, o território tornou-se um protectorado britânico. Em 1970, foi concedida a independência à ilha, que se tornou membro da Organização das Nações Unidas (ONU), do Secretariado da Comunidade do Pacífico — antes chamado de Comissão do Pacífico Sul — e do Fórum das Ilhas do Pacífico. O reino é uma monarquia constitucional, chefiada pelo rei Tupou VI, no poder desde 2012.

Em muitas línguas polinésias, a palavra "Tonga" significa "sul". Provavelmente, o arquipélago recebeu este nome devido à sua localização ao sul das ilhas de Samoa. No entanto, para os tonganeses o nome de seu país significa "jardim".

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Efemérides/ 3 de Junho


“2006 – Montenegro proclama formalmente a sua independência após o resultado do referendo de 21 de Maio, separando-se da Sérvia e terminando a última união jugoslava.”

Montenegro é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa, fazendo fronteira com o mar Adriático a sudoeste, com a Albânia e o Kosovo a sudeste, com a Bósnia e Herzegovina e uma pequena fronteira com a Croácia a noroeste, e com a Sérvia a nordeste. A sua capital é a cidade de Podgorica.

Entre 1945 e 1991, e desde então até 2003, foi uma das repúblicas constituintes da República Socialista da Jugoslávia e da República Federal da Jugoslávia, respectivamente; desde então e até Junho de 2006, foi uma das duas repúblicas que integraram o Estado da Sérvia e Montenegro.

Em 21 de Maio de 2006 realizou-se um referendo para determinar a vontade do povo de se tornar independente ou de manter a união com a Sérvia. Os resultados indicaram que 55,5% dos eleitores haviam escolhido a independência, poucas décimas acima dos 55% requeridos pelo referendo. Em 3 de Junho de 2006 o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do novo país, mas só obteve aceitação da ONU no dia 28 de Junho do mesmo ano.

Actualmente, Montenegro está em pré-negociação para integrar a União Europeia.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Efemérides/ 2 de Junho


“1953 – Isabel II é coroada rainha do Reino Unido.”

Isabel II ou Elizabeth II (1926) é a Rainha do Reino Unido e de quinze outros estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, além de chefe da Commonwealth formada por 53 estados. É também a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e, em alguns de seus reinos, possui ainda o título de Defensora da Fé. Ao ascender ao trono em 6 de Fevereiro de 1952, Isabel se tornou a Chefe da Comunidade Britânica e rainha de sete países independentes: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão. Entre 1956 e 1992 o número de reinos variou já que certos territórios ganharam sua independência e outros tornaram-se repúblicas. Actualmente, além dos quatro primeiros estados mencionados, Isabel é rainha da Jamaica, Barbados, Bahamas, Granada, Papua-Nova, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Nevis.

Isabel nasceu em Londres e foi educada particularmente em casa. Seu pai ascendeu ao trono em 1936 como Jorge VI depois da abdicação do irmão Eduardo VIII, e ela passou a ser a herdeira da coroa. Isabel passou a assumir deveres públicos durante a Segunda Guerra Mundial, em que ela serviu no Serviço Territorial Auxiliar. Ela se casou com o príncipe Filipe da Grécia e Dinamarca em 1947, com quem teve quatro filhos: Carlos, Ana, André e Eduardo. Seu pai morreu em Fevereiro de 1952 e Isabel ascendeu ao trono aos 25 anos. Sua coroação ocorreu no ano seguinte e foi a primeira a ser transmitida na televisão.